Burrinhos Albinos da Ilha da Asinara - Espécie Endêmica


Os "Asini albini dell'Asinara", ou em português, burros albinos da Asinara são uma espécie de burros de pelagem totalmente branca e de lindos olhos azuis existentes somente em uma pequena ilha chamada Asinara, localizada na Comune de Porto Torres, Província de Sassari, Região da Sardenha.


Apesar de muito bonitinhos os animais não são dóceis e a aproximação é feita por meio de visitas guiadas por veterinários e estudantes que estão alocados na ilha para estudo e cuidado da fauna e flora ali existentes desde que a prisão existente na ilha foi desativada em meados do século XX, transformado em Parque nacional para fins de proteção ambiental.


De todos os animais da pequena ilha o mais célebre é o burrinho albino, espécie endêmica, existente somente neste pequeno pedaço de terra em todo o planeta.
Acredita-se que o animal tenha chegado as características atuais pelo cruzamento entre distintas espécies locais com espécies egípcias por volta do ano 700 D.C., em decorrência de um naufrágio de um navio que transportava os animais do Egito para a França bem próximo a costa da Sardenha, tendo os animais sobrevivido refugiando-se na ilha.


A visita a ilha é um passeio maravilhoso, pois além da rica fauna e flora é possível ter uma bela visão do Mar Mediterrâneo que se apresenta em seu esplendor ao redor de toda a sardenha.
Para mais informações visite o site oficial do Parque AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by MC – Midia Digital | Bloggerized by Itália | 2011